Núcleo de Pesquisas Teatrais

A pesquisa é uma das principais características do teatro contemporâneo e representa uma das maiores preocupações dos artistas na atualidade. Foi pensando nisso que a Cia. Pessoal de Teatro elaborou o Núcleo de Pesquisas Teatrais, uma ação internacional de pesquisa e intercâmbio em teatro contemporâneo, que desde 2009 tem se dedicado a promover encontros criativos, fomentando, divulgando e incentivando a procura por novas linguagens de experimentos cênicos, possibilitando o encontro entre vertentes e conceitos artísticos na busca do fortalecimento das artes cênicas em Mato Grosso.


A Cia. Pessoal de Teatro, através desta ação, propõe uma inserção dos grupos e profissionais de teatro mato-grossense no cenário nacional e internacional através de intercâmbios regulares com artistas, professores, pesquisadores e pensadores das artes cênicas. 

A ideia nasceu com a vontade de integrar o cenário teatral mato-grossense com o cenário nacional. Inicialmente foram feitos encontros anuais e então a pesquisa nascida desses encontros se estendeu para uma ação de pesquisa permanente mantida pela Cia. Pessoal de Teatro. A ação anual de intercâmbio aberta ao público continuou e em 2012 passa a ser internacional, conhecida como Encontros Possíveis, numa ânsia de arejar o cenário das artes cênicas do nosso Estado, pluralizando e democratizando o conhecimento e a pesquisa do teatro contemporâneo mundial. O Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis age no proposito de unir esforços e abrir espaço nacional para o teatro em Mato Grosso.


Foram realizadas cinco (05) edições do Núcleo de Pesquisas Teatrais - Encontros Possíveis, todos contando com parcerias como MISC (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá), SESC Arsenal – Serviço Social do Comércio / MT; SESI – MT / Serviço Social da Industria; Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso; Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá e Pavilhão das Artes – Palácio da Instrução; FUNARTE e Itaú Cultural – Novos Rumos.

Em sua primeira edição contou com profissionais de diferentes áreas com oficinas e palestras todos voltados para o tema: TEATRO CONTEMPORÂNEO. Foram eles: Cléber Martins, arquiteto; Júlio Bedin, videomaker; Luiz Marchetti, diretor de teatro e de cinema, mestre em Designer Arte Mídia; Maria Thereza Azevedo doutora em artes cênicas, professora no curso de pós-graduação mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e Raquel Galesso, professora de expressão corporal e bailarina. Ainda no mesmo ano houve a segunda edição com o tema O SUJEITO ATUANTE, com Amaury Borges, ator e diretor da Maldita Cia de Teatro – MG. Em 2011 acontece a terceira edição com o tema O CORPO TECENDO AÇÕES, ministrado pelo diretor, ator, bailarino e professor no curso de graduação em Artes Cênicas – UFMG, Tarcísio Ramos Homem. Em 2012 o Núcleo de Pesquisas Teatrais tem sua primeira edição internacional, com oficinas e demonstração de trabalho do grupo dinamarquês Odin Teatret, com a presença de Jan Ferslev e Roberta Carreri, com o título de Encontros Possíveis. Em 2013 o Núcleo entra para sua quinta edição e continua com a parceria com o Odin Teatret, trazendo Jan Ferslev para mais um encontro e aprofundamento de técnica com os artistas e pesquisadores em artes cênicas do estado de Mato Grosso. 


Na 6ª edição, o Núcleo de Pesquisas Teatrais - Encontros Possíveis 2014 tem a grata satisfação de contar com o patrocínio do Itaú Cultural – Novos Rumos e pretende alçar voos maiores. Com o intuito de descentralizar a ação e democratizar o acesso a informação, a Cia. Pessoal de Teatro propõe a itinerância da ação do Encontros Possíveis, a fim de fortalecer ações que já existem no Estado. Em 2014 a 6ª edição do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros possíveis tivemos duas etapas sendo uma em Primavera do Leste, dentro da programação do Festival Velha Joana e outra etapa em Cuiabá / Chapada dos Guimarães, 

A edição de 2015 já está sendo elaborada e terá novamente a presença de Eugenio Barba e Julia Varley, com palestras e demonstração de trabalho. Acontecerá em Alta Floresta - Mato Grosso.
A Cia Pessoal de Teatro tem sido protagonista na ação de internacionalizar o cenário das artes cênicas de Mato Grosso, acreditando no teatro como a “arte do encontro”, como preconizou o grande diretor polonês Jerzy Grotowski, acreditando que a grande força do Núcleo de Pesquisa Teatrais está na capacidade de reunir pesquisadores generosos e dispostos a trocar informações e se fortalecer com esse Encontro. Ativar o potencial do Encontro em busca do fortalecimento da pesquisa teatral como mola propulsora da criação artística é agir em prol de uma produção cênica potente e conectada com seu tempo presente. É esse teatro que precisamos para fruir arte no mundo de hoje; um teatro compartilhado, sem fronteiras, e discutido fora dos grandes centros culturais – a partir do meio do mundo. A Cia. Pessoal de Teatro é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras Juliana Capilé, Tatiana Horevicht e Daniela Leite, além de contar com a produção e colaboração de Karina Figueiredo e do Grupo Monofoliar, além de outros artistas engajados pela mudanças de paradigmas nas artes.