Criadouro

“Criadouro” foi originalmente concebido em 2004, em Ouro Preto, como uma adaptação de Juliana Capilé a partir da obra de Jean Genet, ‘As Criadas’, e direção de Tatiana Horevicht. Em Cuiabá, as realizadoras resolveram continuar a pesquisa iniciada, e o espetáculo ganhou um novo olhar. A realização encontrou dificuldades para se concretizar, devido a escassez de incentivo, a agenda dos envolvidos ou mesmo questões pessoais, mas as pesquisas não pararam. Em 2009, Yandra Firmo é incorporada no processo de montagem e o espetáculo toma nova forma. Depois de outro breve período de recesso, a Cia. Pessoal retoma seus trabalhos em 2010, completando o processo de criação. “Criadouro” conta com atuação de Yandra Firmo, no papel de Clara, e Tatiana Horevicht, no papel de Solange. A direção e dramaturgia é de Juliana Capilé. A trilha sonora foi entregue a um dos melhores baixistas brasileiros, reconhecido internacionalmente, Ebinho Cardoso, que compôs uma trilha original, especialmente para este espetáculo.
O espetáculo trata do tema contemporâneo do consumo, e o quanto a ganância pode ser fatal. As personagens ‘ensaiam’ para um dia tomar o lugar da Senhora; através do meta-teatro, o espetáculo discute as máscaras do cotidiano, realizando um jogo doentio de verdades e mentiras. Tentando fazer parte da vida de sua Senhora, as criadas roubam pedaços da vida desta mulher, na tentativa de ser outra pessoa e não mais pertencer a um extrato inferior da sociedade. Nesta busca de uma posição, elas acabam por revelar a ausência de identidade: sem a Senhora elas não têm nome e necessitam fazer parte de sua vida para ser alguém.
Este é o segundo espetáculo que a Cia Pessoal de Teatro realiza em Cuiabá, sendo que possui um histórico de outras três montagens realizadas em Minas Gerais. Criadouro é bastante especial, pois marca a parceria com a atriz Yandra Firmo.